domingo, 1 de julho de 2012

Módulo IV - Semana 6 - Vídeo-aula 23: A educação de pessoas com necessidades especiais é de fato ineficaz?

Dentre as abordagens desta aula a que mais me chamou atenção foi a que aborda o diagnóstico da Síndrome de Down, pois na escola em que estou atuando tivemos uma matrícula de um aluno com a síndrome, este aluno apresentava dificuldades em relação à socialização, linguagem e mobilidade, e detectamos que muitas de suas dificuldades advinham do tratamento familiar, pois ainda o tratavam como um bebê. Desta forma pude identificar dentre as características citadas na vídeo aula que muitas delas observamos presentes no aluno, porém acreditamos na inclusão e aprendizagem da criança e na conscientização da família do seu papel no desenvolvimento do aluno. Estamos indo para o segundo semestre e muitos foram os avanços, mas ainda há muitos recursos e ações para que possamos incluir o aluno e integrar a família. 
Desejo destacar o papel da escola e do professor, em parceria com a família, no processo de mediação da criança, como uma forma de salientar quais são as nossas ações:
  • Identificação das dificuldades
  • Desenvolvimento de habilidades
  • Descoberta de potenciais
  • Respeito às especificidades
Para finalizar anexo abaixo um vídeo que fala sobre as dificuldades e superações de pessoas com síndrome de down
http://www.jangadeiroonline.com.br/ - Crianças e jovens com síndrome de down falam como superam o preconceito por serem portadores da disfunção genética. No Dia Internacional da Síndrome de Down, eles demonstram como são capazes de qualquer atividade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
;