terça-feira, 6 de dezembro de 2011 0 comentários

Módulo II - Semana 2 - Vídeo Aula 5: Protagonismo juvenil e participação escolar

"A educação deve promover o acesso aos bens culturais exigidos pela sociedade contemporânea e garantir uma formação política que aos jovens participar da vida social de forma mais crítica, dinâmica e autônoma."
Metodologias ativas de aprendizagem: (características)
  • Conferem ao aluno, sujeito de aprendizagem, um papel de ação.
  • Importância do aluno com papel ativo no processo de ensino-aprendizagem
  • Professor dá ao aluno o papel ativo

  • Aprendizagem baseada em problemas:
    • A aprendizagem baseada em Problemas é uma metodologia ativa de aprendizagem
    • Estratégia pedagógica que apresenta aos estudantes situações significativas e contextualizadas no mundo real.
    • Atividade contextualizada no mundo real, entorno da escola, no bairro, nos problemas que ele vivencia no dia-a-dia, na sua casa
    • O aluno aprende a problematizar o mundo lá fora
    • Atividade no sentido de que o aluno vai construir esse problema
    • Aluno com papel ativo na construção do currículo
    • EUA – alunos desenvolvem equipamentos que auxiliem a comunidade – alunos veem as necessidades da comunidade onde vivem e buscam soluções
    • Alunos ativos constroem uma maior reflexão ética na construção da sociedade

  • Como trabalhar (estratégias):
    • Assembléias escolares – definição das regras da sala de aula
    • Grêmios estudantis
    • Estratégias de resolução e de mediação de conflitos (aluno mediador, recebe uma formação pra isso, para orientar a resolução e conflito)
    • Estratégias de aproximação entre escola, família e 
    • comunidade (fórum escolar organizado pelo aluno – papel ativo neste fórum)
Alunas do Sesi-SP dão charme e ideias para uma vida melhor com tecnologia





“A gente percebeu que os nossos professores da escola estavam sofrendo com muitos problemas de coração, então pensamos como poderíamos desenvolver uma tecnologia para melhorar no diagnóstico de problemas desse tipo”, contou Gabriela Lourenzato

0 comentários

Módulo II - Semana 1 - Vídeo Aula 4: Saúde do professor

Programa Bem Estar e Saúde na Escola - Orientação e apoio para a prevenção da saúde do professor na escola.


  • Problemas na voz - Professor é um profissional com grande risco de problemas de voz. 
    • Principais causas:
      • Diversos turnos de trabalho
      • Ruído da sala de aula
      • Inadequação da qualidade acústica da sala
      • Relação tensa entre professor e aluno
      • volume alto da voz para ser ouvido que causa um impacto muito grande nas cordas vocais
      • Professor não aprendeu a usar bem a voz
      • Necessidade dos cuidados da voz, aprender a usar a voz na sala de aula
      • Só procura um profissional quando tem um problema vocal instaurado
    • Prevenção:
      • Hidratação
      • Articular, falar com movimentos mais amplos – falar direcionado para o aluno (direcionamento da voz)
      • Variação da fala (articular o tom da voz)
      • Fala mais atrativa para maior interesse do aluno
      • Pastilhas e balinhas de gengibre são anestésicos e não preventivos
      • Trabalhar, equilibrar a respiração
      • Estar sempre atento a serviços e programas que orientam a saúde vocal do professor e fazer antes de ter problemas
      • Não fazer só um trabalho terapêutico e sim preventivo
      • Lembrar sempre que a voz é o principal instrumento de trabalho
      • Aprender como usar a voz na sala de aula, o profissional de fonoaudiologia auxilia nisso.

  •  Problemas Posturais – fisioterapeuta – Prof Luiz Carlos Boaventura
    • Causas para dores nas costas:
      • Posturas viciosas
      • Sedentarismo
      • Hérnias de Disco
      • Sobrepeso
      • DORT – Distúrbio óssio muscular relacionada ao trabalho
    • Orientações para minimizar os problemas posturais:
      • Alongamento – antes de entrar na sala de aula
      • Utilizar o quadro na altura dos nossos olhos – mesmo que se tenha que apagar várias vezes o quadro
      • Boa Postura


  • Estress
    O que é o stress: reação do organismo com componentes físicos e psicológicos. Situações que podem ser causadas por medo, confusão ou felicidade.
    • Três fases:
      • Fase de alerta – o primeiro contato com o estímulos estressor
      • Fase de resistência – quando o estímulo estressor é tão intenso que dura muito tempo ou a pessoa não consegue lidar com ele
      • Fase de exaustão – perde todas as energias da vida e aparecem outras doenças físicas ou psíquicas
    • Síndrome de Bournout – exaustão emocional, falta de auto-estima, não reage mais a um estímulo.
    • Causas do stress do professor:
      • Sobrecarga quantitativa
      • Falta de tempo para atender às múltiplas responsabilidades
      • Falta de recursos e más condições de trabalho
      • Sistema de ensino deficitário
    • Como prevenir (melhorar):
      • Restaurar a dimensão coletiva do trabalho – interlocução com os pares
      • Manter a calma
      • A situação está ruim momentaneamente, mas não fica assim todo o tempo
      • Tentar sempre encontrar algo positivo na situação (troca com outros colegas)
      • Focalizar sempre no que pode ser feito
      • Não desenvolva dependência de ninguém
      • Tenha flexibilidade aceite as mudanças
      • Exercícios físicos regulares
      • Bom sono, boa alimentação
      • Momentos do dia focalizados em você (lazer)
      • Criar um ambiente de trabalho agradável
      • Não desanimar nunca
      • Ações que contribuam pro bem estar e desempenho profissional
      • Receba o apoio da direção (diálogo)
      • Formação
      • Horários para estudo e lazer
      • Conte com o apoio dos colegas
      • Esteja por dentro do PP
      • Seja prestigiado: faça acontecer
      • Reserve momentos para estudo
      • Em consequência de tudo isso, melhorar a relação ensino aprendizagem.


 
;