domingo, 1 de julho de 2012

Módulo IV - Semana 5 - Vídeo-aula 20: A complexidade no estudo dos processos desenvolvimentais humanos

O professor, em sua prática pedagógica, pode criar estigmas e preconceitos diante das crianças deficientes. Porém para aceitar esta criança esse professor precisa ter muito claro os conceitos e princípios do direito à diferenças, pensar que não podemos carregar preconceito diante daqueles que são diferentes de nós, pois TODOS são diferentes, sejam eles deficientes ou não, todos são fruto de suas individualidades e dos processos e experiências sociais em que viveram ao longo de sua vida. Deste modo é preciso entender que deve-se romper com a lógica do estigma e que cada indivíduo está inserido em diferentes contexto. 
A vídeo aula cita o caso das meninas lobo, em que cresceram sem nenhum contato social, apenas com animais, o que mostra que a formação da criança depende muito da interação que ela tem com os outros, com os adultos que mediam a aquisição de elementos culturais assim como andar, falar, agir, para o seu desenvolvimento.

Segue um vídeo que relata a história das Meninas Lobo que foi citada por Vygotsky em um de seus livros:

Outras histórias de crianças que foram criadas por animais durante 5 ou 6 anos e depois passaram por processos de "culturalização", são histórias veiculadas em um noticiário famoso e que relatam que essas crianças tiveram sucesso. Acredito que seja ilustrativo para nos mostrar que através de mediadores (professores, família, convivência e contato com a cultura) podem promover a formação do indivíduo

DOMINGO ESPETACULAR - CRIANÇAS CRIADAS POR ANIMAIS 1/2


DOMINGO ESPETACULAR - CRIANÇAS CRIADAS POR ANIMAIS 2/2



Fonte: www.youtube.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
;