O professor, em sua prática pedagógica, pode criar estigmas e preconceitos diante das crianças deficientes. Porém para aceitar esta criança esse professor precisa ter muito claro os conceitos e princípios do direito à diferenças, pensar que não podemos carregar preconceito diante daqueles que são diferentes de nós, pois TODOS são diferentes, sejam eles deficientes ou não, todos são fruto de suas individualidades e dos processos e experiências sociais em que viveram ao longo de sua vida. Deste modo é preciso entender que deve-se romper com a lógica do estigma e que cada indivíduo está inserido em diferentes contexto.
A vídeo aula cita o caso das meninas lobo, em que cresceram sem nenhum contato social, apenas com animais, o que mostra que a formação da criança depende muito da interação que ela tem com os outros, com os adultos que mediam a aquisição de elementos culturais assim como andar, falar, agir, para o seu desenvolvimento.
Segue um vídeo que relata a história das Meninas Lobo que foi citada por Vygotsky em um de seus livros:
Outras histórias de crianças que foram criadas por animais durante 5 ou 6 anos e depois passaram por processos de "culturalização", são histórias veiculadas em um noticiário famoso e que relatam que essas crianças tiveram sucesso. Acredito que seja ilustrativo para nos mostrar que através de mediadores (professores, família, convivência e contato com a cultura) podem promover a formação do indivíduo
DOMINGO ESPETACULAR - CRIANÇAS CRIADAS POR ANIMAIS 1/2
DOMINGO ESPETACULAR - CRIANÇAS CRIADAS POR ANIMAIS 2/2
Fonte: www.youtube.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário