terça-feira, 1 de maio de 2012 0 comentários

Módulo III – Semana 4 - Vídeo-aula 16: Encaminhamentos pedagógicos: blog no ensino de ciências

Tecnocultura nas culturas juvenis: a escolha do blog entre as midias sociais
Esta vídeo-aula relata um trabalho que foi feito nas aulas de ciências, que envolveram as mídias sociais, especificamente um blog. Abaixo relato as etapas desse projeto que me ajudará muito nas práticas com tecnologias na minha prática pedagógica: 

Escolha do Blog como ferramenta
http://eecarlosgoes.blogspot.com.br
  • Possibilita mais motivação, qualidade do texto, análise e aprofundamento.
  • O blog usualmente é utilizado nas escolas para: uso para desenvolvimento da memória das produções da escola, divulgação de projetos, análise de casos pelos alunos, contato e discussão com audiência mais ampla, resolução de problemas, trabalho colaborativo. Neste projeto ele foi utilizado para todos esses âmbitos.

Mapeamento das Práticas Culturais
Foi feito um mapeamento das práticas culturais dos alunos, da seguinte forma:
http://www.podcast1.com.br

  • Os alunos tiveram que fazer um perfil no papel como se fosse uma página de orkut.
  • Foi montado um painel com saquinhos plásticos na sala de aula onde todos os perfis, com fotos, foram expostos nesse mural.
  • Os alunos foram convidados a circular na sala para ver esses perfis e localizar o que eles encontraram características de semelhanças entre ele e os colegas.
  • Os alunos foram convidados a localizar nos amigos quais eram as semelhanças.
  • Cada aluno colocou 3 recadinhos sobre as semelhanças de suas preferências.
  • Isso produziu um levantamento das preferências dos alunos nas tecnologias, celulares, instrumentos musicais, práticas esportivas
  • Isso tudo gerou a construção de temas culturais:
    • Eu me remexo muito (práticas corporais)
    • Peleshop: ctrlc, crtlv (práticas estéticas)
    • Se liga, Brow! (práticas de aparelhos de telecomunicações)

Desenvolvimento do trabalho
  • Cada tema foi trabalhado em um trimestre, envolvendo todas as disciplinas para aprofundar o tema.
  • Em paralelo eles iam produzindo o blog em grupos com os conteúdos e produções das aulas (cada grupo escolheu um tema)
  • Isso motivou o trabalho com a escrita
  • A prática do professor foi uma leitura constante dos blogs que davam pistas para o que ia ser trabalhado nas atividades de sala de aula.
  • Foram feitas novos tipos de atividades durante as aulas, e foi se estimulando de que eles não só postassem textos, mas que também utilizassem os espaços de comentários entre os colegas da sala, da escola e até de fora.

Problemas que surgiram:
Problema: Os alunos não produziam os textos, copiavam da internet, e relatavam ser difícil escrever.
Solução: Houveram novas regras e negociação, abrindo para a linguagem da internet.

O trabalho relatado na vídeo-aula me relembrou do Prêmio Educarede da Fundação Telefônica, no qual premia Inovações Educativas com as TIC dirigido a professores e alunos de todo mundo. segue abaixo trecho do Manual de Regulamentos:
Fundação Telefônica convoca o “Prêmio Fundação Telefônica de Inovação Educativa” com o objetivo de impulsionar uma mudança metodológica real na sala aula, por meio do reconhecimento aos docentes que trabalham de forma inovadora com as TIC. Deste modo, o Prêmio se propõe a:

  • Conscientizar a comunidade educativa do valor das TIC como recurso para o ensino e a educação; • Reconhecer o esforço dos professores por introduzir as TIC nos processos de ensino-aprendizagem;

  • Promover a integração do conhecimento disciplinar, pedagógico e tecnológico para melhorar a qualidade dos processos de formação.
A proposta pedagógica que pretende impulsionar o PRÊMIO está baseada no modelo TPACK desenvolvido por Mishra e Koehler (2006). Este modelo defende que a completa integração da tecnologia no âmbito educativo ocorre quando se integram três tipos de conhecimento primários: conhecimento tecnológico, conhecimento pedagógico e conhecimento disciplinar ou de conteúdos.
O PRÊMIO oferecerá espaços de encontro e intercâmbio para conhecer e aprofundar o entendimento da metodologia e o enfoque TPACK por meio de um trabalho colaborativo entre todos os inscritos dispostos a formar uma comunidade de aprendizagem.
Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Tpack
http://blogosferamarli.blogspot.com.br/2011/04/premio-educarede-2011.html

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Módulo III – Semana 4 - Vídeo-aula 15: Produção da identidade/diferença: culturas juvenis e tecnocultura

O que é o fenômeno das culturas juvenis
  • Ser jovem é um fenômeno cultural porque é produzido por condições históricas e discursos
  • Podemos comparar o que era o jovem 12 anos de idade hoje em dia e no século XIX

Século XIX
Século XXI


 Condições históricas e discursos
  • Parcela pequena da elite na Grécia Antiga que tinha direito ao ócio (somente homens)
  • Século XVIII - isolamento do mundo das crianças e dos adultos (criação da infância
  • Com as Revoluções industriais estende-se o tempo entre fase de infância e da fase adulta para que exista tempo para formação (entrada da classe média nas escolas)
  • Crescimento do capitalismo
    • nova taxa de ingresso nas escolas 1945 a 1975
    • crescimento das mídias que cria a ideia de ser jovem
    • é formada pela mídia uma representação universal (James Jim filme Juventude Transviada)
    • Dessa forma as crianças tem acesso novamente ao mundo adulto produzindo novos comportamentos através de modos de identificação do que ele já viveu
  • Grupo de Estudos Culturais em 1960 - percebesse que existem vários tipos de jovens:
    • dependendo da sua posição geográfica, social e cultural. 
    • alguns grupos são valorizados pela mídia e outros não
    • o grupo de estudos culturais percebe os padrões de identidade: identidade dominante X identidade não dominante
    • as mídias reproduzem esta visão de atitudes e comportamentos padrões da juventude, contribuindo com a exclusão dos ditos "não padrões"
      Comportamento Jovem "Não Padrão"
      Fonte: http://meumundonaoeperfeito.blogspot.com.br 
      Comportamento Jovem "Padrão"
      Fonte: http://www.cetmabrasil.org
  • As mídias fazem pesquisas para coletar e perpetuar os padrões
    • Isso pode ensinar as escolas a fazerem o mesmo, a mapear os jovens e suas tendências para promover uma transformação nas aulas.
  • Ser jovem é uma conquista social, agora os jovens tem maior tempo de formação de grupos, de contestação dos adultos, mas ainda é uma minoria subjugada na escola, com a ideia de que ele é violento e agressivo. 
  • Suas culturas não são aceitas.
"A proposta é que se dialogue com as práticas dos jovens e com a cultura escolar, entre professores e alunos." Professora Mônica Fogaça


Tecnocultura: a cultura juvenil urbana

  • A maioria dos jovens urbanos tem por cultura o ambiente da cybercultura (internet)
  • A MTV encomendou 5 dossiês para verificar quais são os comportamento dos jovens, e descobriu a importância que tem a tecnologia na vida deles:
    • Em 1999 15% tinha celular e internet hoje mais de 90% tem esse acesso
  • Tecnologia jovens utilizam com funções específicas (quando vou usar, internet, celular, blogs, e-mail, facebook)
  • Tem também linguagens diferentes
  • Não é a tecnologia digital que faz a diferença, mas sim a tecnocultura, eles vivem lá na internet um conjunto de práticas completamente diferentes do que eles vivem aqui no mundo do lado de fora.
  • Passam a fazer parte como se fosse algo integrado ao próprio corpo
  • Novas características:
    • descaracterização do corpo
    • tempo é mais rápido na intenet
    • gera outras formas de leitura e de pensamento
    • jovens se tornaram mais inseguros com o corpo, com relações pessoais, com a violência
  • Os adultos são como se fossem seres de planetas diferentes, porque tem maneiras diferentes de se comunicar. Ele precisa conhecer as práticas desses grupos, se integrar e dialogar, produzir um espaço de ensino aprendizagens, por meio do uso da tecnoculturas.
VT exibido dia 21/8/2009, no Jornal Minas 2ª edição, no quadro Tecnocultura. Redes Sociais de Internet mostra porque o brasileiro gosta tanto de sites de relacionamento como o Twitter, Orkut, Facebook, YouTube, dentre outros. Reportagem: Ana Carla Mourão; Produção: Luciana Hübner; Edição de Textos: Rodrigo Valadares; Edição de Imagens: Jomar Silveira

 
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