Esta vídeo-aula relata um trabalho que foi feito nas aulas de ciências, que envolveram as mídias sociais, especificamente um blog. Abaixo relato as etapas desse projeto que me ajudará muito nas práticas com tecnologias na minha prática pedagógica:
Escolha do Blog como ferramenta
http://eecarlosgoes.blogspot.com.br |
- Possibilita mais motivação, qualidade do texto, análise e aprofundamento.
- O blog usualmente é utilizado nas escolas para: uso para desenvolvimento da memória das produções da escola, divulgação de projetos, análise de casos pelos alunos, contato e discussão com audiência mais ampla, resolução de problemas, trabalho colaborativo. Neste projeto ele foi utilizado para todos esses âmbitos.
Mapeamento das Práticas Culturais
Foi feito um mapeamento das práticas culturais dos alunos, da seguinte forma:
http://www.podcast1.com.br |
- Os alunos tiveram que fazer um perfil no papel como se fosse uma página de orkut.
- Foi montado um painel com saquinhos plásticos na sala de aula onde todos os perfis, com fotos, foram expostos nesse mural.
- Os alunos foram convidados a circular na sala para ver esses perfis e localizar o que eles encontraram características de semelhanças entre ele e os colegas.
- Os alunos foram convidados a localizar nos amigos quais eram as semelhanças.
- Cada aluno colocou 3 recadinhos sobre as semelhanças de suas preferências.
- Isso produziu um levantamento das preferências dos alunos nas tecnologias, celulares, instrumentos musicais, práticas esportivas
- Isso tudo gerou a construção de temas culturais:
- Eu me remexo muito (práticas corporais)
- Peleshop: ctrlc, crtlv (práticas estéticas)
- Se liga, Brow! (práticas de aparelhos de telecomunicações)
Desenvolvimento do trabalho
- Cada tema foi trabalhado em um trimestre, envolvendo todas as disciplinas para aprofundar o tema.
- Em paralelo eles iam produzindo o blog em grupos com os conteúdos e produções das aulas (cada grupo escolheu um tema)
- Isso motivou o trabalho com a escrita
- A prática do professor foi uma leitura constante dos blogs que davam pistas para o que ia ser trabalhado nas atividades de sala de aula.
- Foram feitas novos tipos de atividades durante as aulas, e foi se estimulando de que eles não só postassem textos, mas que também utilizassem os espaços de comentários entre os colegas da sala, da escola e até de fora.
Problemas que surgiram:
Problema: Os alunos não produziam os textos, copiavam da internet, e
relatavam ser difícil escrever.
Solução: Houveram novas regras e negociação, abrindo para a linguagem
da internet.
O trabalho relatado na vídeo-aula me relembrou do Prêmio Educarede da Fundação Telefônica, no qual premia Inovações Educativas com as TIC dirigido a professores e alunos de todo mundo. segue abaixo trecho do Manual de Regulamentos:
Fundação Telefônica convoca o “Prêmio Fundação Telefônica de Inovação Educativa” com o objetivo de impulsionar uma mudança metodológica real na sala aula, por meio do reconhecimento aos docentes que trabalham de forma inovadora com as TIC. Deste modo, o Prêmio se propõe a:
- Conscientizar a comunidade educativa do valor das TIC como recurso para o ensino e a educação; • Reconhecer o esforço dos professores por introduzir as TIC nos processos de ensino-aprendizagem;
A proposta pedagógica que pretende impulsionar o PRÊMIO está baseada no modelo TPACK desenvolvido por Mishra e Koehler (2006). Este modelo defende que a completa integração da tecnologia no âmbito educativo ocorre quando se integram três tipos de conhecimento primários: conhecimento tecnológico, conhecimento pedagógico e conhecimento disciplinar ou de conteúdos.
- Promover a integração do conhecimento disciplinar, pedagógico e tecnológico para melhorar a qualidade dos processos de formação.
O PRÊMIO oferecerá espaços de encontro e intercâmbio para conhecer e aprofundar o entendimento da metodologia e o enfoque TPACK por meio de um trabalho colaborativo entre todos os inscritos dispostos a formar uma comunidade de aprendizagem.
Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Tpack |
http://blogosferamarli.blogspot.com.br/2011/04/premio-educarede-2011.html |