Sujeito Psicológico na Dimensão Afetiva: VALORES MORAIS
- A moralidade faz parte da nossa identidade.
- Os valores são trocas afetivas que o sujeito realiza com o exterior, elas surgem das projeções de sentimentos positivos sobre objetos, pessoas, relações, si mesmo.
- Os contra valores estão relacionados com as projeções negativas que o sujeito realiza com o exterior, em relação aos seus sentimentos, negativos, sobre objetos, pessoas, relações, si mesmo.
- O sujeito tem papel ativo na construção dos seus valores (a partir da sua história de vida ou cultura).
- Os valores podem ser morais ou não.
- Os valores são "mutáveis" conforme a situação em que o sujeito está envolvido, podem ser construídos de formas diferenciadas conforme a importância da situação e/ou o sentimento que a mesma lhe causa.
- O SISTEMA MORAL é construído com duas dimensões - periférica e central - nos quais estão melhor descritas abaixo:
- Dimensão central do sistema moral: são os valores/atitudes mais fortes e mais para nós, eles tem a tendência de aparecer em situações de conflito moral.
- Dimensão periférica do sistema moral: são valores/atitudes que surgem mais ou menos fortes em determinadas situações.
- É importante entender que dependendo do contexto/situação esses valores mudarão de periférico para central ou vice-versa. Ilustrarei um exemplo através da comparação de alguns quadrinhos da "Turma da Mônica". Segue abaixo:
Quadrinho adaptado "Turma da Mônica" |
Quadrinho"Turma da Mônica" |
Nestes quadrinhos podemos perceber com clareza que os valores mudam conforme o contexto de cada situação dos personagens, Mônica e Cebolinha, e/ou seus sentimentos diante destas situações. Alguns dos valores envolvidos são: auto-estima e compaixão, entre outros.