segunda-feira, 2 de abril de 2012 0 comentários

Módulo III - Semana 1 - Vídeo-aula 2: DH na América Latina e no Brasil

"É preciso repensar a pedagogia, é preciso que o professor entenda que o seu aluno tem saberes, e que o saber do aluno respeitado pelo professor, pode ser um encontro dialogal, no qual alunos e professores em conjunto se descubram sujeitos de direitos. E a partir daí possam construir uma cidadania de participação que garanta que nunca mais aconteçam os crimes que a sociedade brasileira e a sociedade latino-americana viveu ao longo nos anos 60 e 70."
Professor Solon Viola - Comitê Nacional de Educação em Direitos Humanos


Pra não dizer que não falei das flores - Geraldo Vandré (1968)

Caminhando e cantando e seguindo a canção
Somos todos iguais, braços dados ou não
Nas escolas, nas ruas, campos, construções
Caminhando e cantando e seguindo a canção

Vem, vamos embora que esperar não é saber
Quem sabe faz a hora não espera acontecer

Pelos campos a fome em grandes plantações
Pelas ruas marchando indecisos cordões
ainda fazem da flor seu mais forte refrão
e acreditam nas flores vencendo o canhão

Há soldados armados, amados ou não
Quase todos perdidos de armas na mão
Nos quartéis lhes ensinam a antiga lição
de morrer pela pátria e viver sem razão

Nas escolas, nas ruas, campos construções 
Somos todos soldados armados ou não 
Caminhando e cantando e seguindo a canção
Somos todos iguais, braços dados ou não 

Os amores na mente, as flores no chão
A certeza na frente, a história na mão
Caminhando e cantando e seguindo a canção
Aprendendo e ensinando uma nova lição 
0 comentários

Módulo III - Semana 1 - Vídeo-aula 1: Contexto histórico dos Direitos Humanos


 
;