quarta-feira, 14 de dezembro de 2011 0 comentários

Módulo II - Semana 2 - Vídeo-aula 6: Educação comunitária e questões de gênero na escola

A vídeo aula relata a experiência de um projeto de pesquisa realizado em uma escola pública na periferia da cidade de São Paulo voltado ao trabalho com as questões de gênero. O projeto teve duas importantes etapas, intervenção e investigação.
No grupo escolar houve resistência, por parte dos professores, pois não acreditavam que o tema era relevante para aquela escola, porém através da investigação (busca de dados qualitativos e quantitativos que permitem avaliar os dados da e para a intervenção).

Os quadros abaixo descrevem as ações adotadas em cada uma das etapas:

Como a questão do gênero pode ser inserido na escola:

  • Levantamento junto com os alunos sobre conflitos de gêneros: através de perguntas para alunos, relatadas por escrito e oralmente
  • Alunos devem buscar soluções para resolver estes conflitos: Aprendizagem de conflitos de forma ética e moral
  • Análise desses conflitos: Uma forma dos professores conhecerem a comunidade, e o que há de relevante. 
  • Para propor a intervenção devemos conhecer a realidade da escola

  • Dessa forma a partir das categorias de conflitos coletadas e citadas acima, foi possível investigar as resoluções dos conflitos, como os alunos sugeriram. Segue abaixo as categorias da pesquisa:
    • Categoria não-moral – não tem princípios morais envolvidos
    • Categoria mágica – uma solução que transcende qualquer participação das pessoas envolvidas
    • Categoria Moral – princípio de justiça e igualdade
  • Intervenções (após a análise)
    • Através de pesquisas, relatos, jornal mural, textos, registro
    • Coleta de dados antes e depois da intervenção como ela favoreceu a mudança
    • Houve mudança na forma de resolução de conflitos.

 
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