A vídeo aula relata a experiência de um projeto de pesquisa realizado em uma escola pública na periferia da cidade de São Paulo voltado ao trabalho com as questões de gênero. O projeto teve duas importantes etapas, intervenção e investigação.
No grupo escolar houve resistência, por parte dos professores, pois não acreditavam que o tema era relevante para aquela escola, porém através da investigação (busca de dados qualitativos e quantitativos que permitem avaliar os dados da e para a intervenção).
Os quadros abaixo descrevem as ações adotadas em cada uma das etapas:
Como a questão do gênero pode ser inserido na escola:
- Levantamento junto com os alunos sobre conflitos de gêneros: através de perguntas para alunos, relatadas por escrito e oralmente
- Alunos devem buscar soluções para resolver estes conflitos: Aprendizagem de conflitos de forma ética e moral
- Análise desses conflitos: Uma forma dos professores conhecerem a comunidade, e o que há de relevante.
- Para propor a intervenção devemos conhecer a realidade da escola
- Dessa forma a partir das categorias de conflitos coletadas e citadas acima, foi possível investigar as resoluções dos conflitos, como os alunos sugeriram. Segue abaixo as categorias da pesquisa:
- Categoria não-moral – não tem princípios morais envolvidos
- Categoria mágica – uma solução que transcende qualquer participação das pessoas envolvidas
- Categoria Moral – princípio de justiça e igualdade
- Intervenções (após a análise)
- Através de pesquisas, relatos, jornal mural, textos, registro
- Coleta de dados antes e depois da intervenção como ela favoreceu a mudança
- Houve mudança na forma de resolução de conflitos.
- Categoria não-moral – não tem princípios morais envolvidos
- Categoria mágica – uma solução que transcende qualquer participação das pessoas envolvidas
- Categoria Moral – princípio de justiça e igualdade
- Através de pesquisas, relatos, jornal mural, textos, registro
- Coleta de dados antes e depois da intervenção como ela favoreceu a mudança
- Houve mudança na forma de resolução de conflitos.