domingo, 18 de dezembro de 2011 0 comentários

Módulo II - Semana 3 - Vídeo-aula 9: Educação comunitária e direitos humanos

A Educação Comunitária é caracterizada pela democratização dos espaços e das relações, da participação de todos os envolvidos, da melhoria da qualidade da educação.


Ela tem por objetivo formar um sujeito coletivo, ou seja, estudantes que se comprometam com a comunidade em uma perspectiva crítica de transformação e mudança social.

Paulo Freire:
"Aprender na comunidade, com ela e para ela significa usar a história da sua própria região"

  • Defende uma educação de conteúdos que tenham relação com o que os estudantes vivenciam
  • A comunidade se torna objeto da aprendizagem
  • Os problemas da comunidade são mais do que objetivo os problemas da comunidade tornam-se conteúdo
  • Formação com uma perspectiva para a cidadania: eu aprendo a ser cidadão
  • É necessário para isso uma articulação entre o quem no entorno e os conteúdos disciplinares
  • Uma nova perspectiva de educação que relaciona o que é aprendido formalmente na escola com os problemas da região
  • A educação comunitária  faz parte de diferentes contextos educativos: família, meio social e escola.
Diante da proposta de Educação Democrática e Direitos Humanos farei um relato da minha experiência e prática pedagógica na escola e comunidade em que atuo como professora, na Prefeitura Municipal de São Paulo, dialogando e relacionando os conceitos abordados neste vídeo com o trabalho desenvolvido por mim neste ano de 2011 com o Tema Transversal Trânsito.
O trabalho foi desenvolvido durante todo o ano de 2011 o tema transversal Trânsito com alunos de EMEI. Diversas atividades vivenciais e reflexivas foram desenvolvidas a cerca das problemáticas da comunidade. A comunidade tem muitos problemas relacionados ao tema e através de observações e fotografias realizamos essa análise e reflexão priorizando sempre o impacto do pedestre e ambiental envolvidos. Essas atividades colaboraram com a perspectiva citada na vídeo-aula dos contextos educativos envolvendo a família o meio social e a escola e também trouxe a temática para dentro do currículo da escola trazendo as demandas e interesses da comunidade em uma posição crítica frente aquilo que acontece onde o aluno mora. Abaixo inseri algumas fotos para ilustrar e exemplificar o trabalho que foi desenvolvido com as crianças:
Alunos visualizando as fotos do bairro
que ilustram os problemas do trânsito
da região
Atividade de releitura do trânsito da
nossa cidade

Ao final do ano letivo realizamos duas atividades muito relevantes que gostaria de compartilhar:
  • Visita do Homem-Faixa (campanha da prefeitura de conscientização do pedestre na cidade  http://www.preferenciaavida.com.br/tag/homem-faixa/ ) essa atividade trouxe a parceria da campanha do governo para dentro da escola com peça de teatro interativa e a interação dos alunos com o personagem da Faixa de Pedestres envolvendo não apenas os alunos da minha sala, mas todos os alunos da escola. Relacionando a atividade com a vídeo-aula podemos destacar o conceito de Cidades Educadoras, a cidade como um contexto educativo e a abertura das portas da escola para elementos que possuem potencial educativo, bem como com as 3 dimensões aprender na cidade, aprender da cidade e aprender a cidade e o potencial de transformador que eles envolvem. O resultado desta atividade, além da aprendizagem dos alunos, foi a pintura de uma faixa de pedestres na frente da escola realizada pela CET.
Teatro sobre o Trânsito com equipe
do departamento de educação da CET
Interação lúdica com o Homem-Faixa






Articulação entre as disciplinas
currículares e o tema tranversal

Articulação entre as disciplinas
currículares e o tema tranversal

  •  Atividade reflexiva e saída fotográfica no entorno com pais e alunos - promovemos uma atividade com a participação dos pais e alunos no qual refletimos sobre as problemáticas da comunidade e depois saímos no entorno da escola fotografando todas essas problemáticas, a culminância deste encontro foi a elaboração de um documento abaixo-assinado no qual os pais levaram embora para colher assinaturas na comunidade e enviar posteriormente este documento às autoridades. Podemos relacionar essa atividade com toda a vídeo-aula, e principalmente com as cidades educadoras, mapeamento do entorno (trilhas educativas caracterizando o estudo do entorno com olhar crítico orientado pelo tema), o desenvolvimento das disciplinas curriculares através do tema, e os diretos humanos em seu âmbito escolar e social. Seguem algumas fotos tiradas pelos alunos e pais na atividade, bem como a relação das problemáticas e propostas de soluções relatadas pelos mesmos.
 
 




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Módulo II - Semana 2 - Vídeo-aula 8: Distúrbios alimentares (anorexia e bulimia, obesidade)

Uma alimentação equilibrada, completa e variada é um dos fatores mais importantes para a nossa saúde.
Nesta vídeo-aula os estudos referente aos distúrbios alimentares fora de extrema importância e relevância para nossa atuação como educadores. 

Distúrbios alimentares: consiste na interação de fatores psicológicos, biológicos, familiares e socioculturais que resultam em alterações significativas do comportamento alimentar.

TRANSTORNOS ALIMENTARES (TA):
  • Anorexia nervosa (AN)
  • Bulimia nervosa (BN)
  • Transtornos alimentares não específicos (TANE)
  • Anorexia nervosa atípica
  • Bulimia nervosa atípica
  • Transtorno de compulsão alimentar periódica (TCAP)

Caracterísicas da Anorexia e Bulimia Nervosa
  • Preocupação excessiva com o peso e a forma corporal (medo mórbido de engordar)
  • A auto-avaliação é baseada na aparência física
  • Estão sempre insatisfeitas com a sua forma física
  • Realização de dietas muito restritivas
  • Descontrole alimentar
  • Utiliza de método inapropriados para conquistar o corpo idealizado
                                    Anorexia Nervosa
  • Quadro Clínico
    • Comum na adolescência
    • Estado de medo mórbido de engordar, mesmo que esteja abaixo do peso
    • Distorção grosseira da percepção da auto-imagem corporal
    • Dietas autoimpostas muito rígidas chegando até a ser bizarras
    • Busca desenfreada pela magreza

Depoimento Anorexia

Bulimia Nervosa 
  • Quadro Clínico
    • Fome de boi, comer como boi
    • Compulsão alimentar
    • Episódios rotineiros de ingestão de excesso de alimentos com perda de controle
    • Preocupação persistente com o comer 
    • Desejo irresistível por comida
    • O medo de engordar e o sentimento de culpa pela ingestão alimentar levam a métodos compensatórios:
      • vômito
      • laxantes
      • diuréticos
      • frequência em média 2 vezes por semana por 3 meses
Depoimento Bulimia Nervosa

Obesidade
A obesidade é um distúrbio do metabolismo energético que ocorre devido um armazenamento excessivo de energia no tecido adiposo, sob a forma de triglicérides. Trata-se de uma doença complexa que pode ser causada por fatores genéticos, comportamentais e ambientais.

Tratamento:
  • Orientação alimentar
  • Mudanças de hábito
  • Otimização de atividades físicas
  • Muitas vezes seguem padrões paternos, se esses não forem modificados ou manejados em conjunto o tratamento pode não ter sucesso

Depoimento Obesidade
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Módulo II - Semana 2 - Vídeo-aula 7: Crescimento e desenvolvimento ponderal e hábitos alimentares

O crescimento infantil possui 3 fases, que são o resultado da maturação óssea e variam de criança a criança, dependendo das "experiências" de desenvolvimento de cada uma. São elas:

Primeira Infância: entre 1 e 3 anos O crescimento da primeira infância é o maior pós-natal e a nutrição adequada é o fator que mais contribui com este crescimento.


Segunda Infância: entre 4 e 8 anosEste é um momento de crescimento mais estável e os fatores hormonais são o mais importante.
Puberdade: entre 9 e 17 anos
  • É um período de grandes transformações (físicas, emocionais, sociais).
  • O crescimento é acelerado e com características diferentes entre os dois sexos.
  • Estado Puberal das MENINAS - Esta fase inicia-se entre 8 e 13 anos e o primeiro sinal é a TEBARCA que consiste no aparecimento de botão mamário. Em sequência observamos a PUBARCA que é o aparecimento dos pelos pubianos e por fim a menstruação que é a MENARCA.
  • Estado Puberal dos MENINOS - Inicia-se entre os 9 e 14 anos e o primeiro sinal é o crescimento dos testículos, seguindo então da PUBERCA que consiste no crescimento  peniano e dos pelos pubianos.

Desaceleração do Crescimento
A desaceleração do crescimento é um fenômeno que ocorre desde o primeiro ano de vida e vai até o início da puberdade, pois refere-se ao crescimento desacelerado progressivo  de menos centímetros por ano até os 3 anos de idade que se torna mais estável entre os 5 e 10 anos e consequentemente a puberdade.

Como acompanhar o crescimento?
  • Gráficos de crescimento
  • Avaliação da estatura e peso durante toda a fase
  • Avaliação do IMC (Índice de Massa Corporal)
  • Observação da idade inicial de caracteres sexuais secundários
Fatores que influenciam o crescimento de uma criança:
  • Atividades física
  • Fator genético
  • Sono
  • Doenças crônicas
  • Nutrição
  • Questões sociais
 
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