domingo, 1 de julho de 2012

Módulo IV - Semana 6 - Vídeo-aula 21: A complexidade da constituição docente

As discussões dessa vídeo aula e principalmente os depoimentos de diversas professoras me lembraram o famoso vídeo da manifestação da Professora  Amanda Gurgel na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte falando sobre os diversos problemas que os professores enfrentam.

www.youtube.com

Nesta perspectiva de relações tensas com a profissão, com o impacto do novo papel do educador na sociedade, com as novas tarefas e responsabilidades, como o professor deve articular e lidar com toda essa problemática e ainda desenvolver um bom trabalho. Na minha opinião é preciso acreditar no que se faz e em como se faz, porque não há como participar de muitas formações, mas não acreditar, é preciso ter clareza sobre o seu papel transformador e sobre o novo papel da educação, precisamos ser a mudança que queremos. E para ilustrar tais pensamentos cito duas grandes frases de Paulo Freire:

"Crescer como Profissional, significa ir localizando-se no tempo e nas circunstâncias em que vivemos, para chegarmos a ser um ser verdadeiramente capaz de criar e transformar a realidade em conjunto com os nossos semelhantes para o alcance de nosso objetivos como profissionais da Educação".


"Estudar exige disciplina. Estudar não é fácil. porque estudar pressupõe criar, recriar, e não apenas repetir o que os outros dizem ... estudar é um dever revolucionário"

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
;