domingo, 1 de julho de 2012

Módulo IV - Semana 3 - Vídeo-aula 10: A relação entre professor e aluno

 A ideia do autor Alfonso Lópes Quintás no 3ª conceito da "Introdução à Pedagogia do Encontro", referente ás relações humanas que ocorrem dentro da sala de aula, que fala sobre o conceito de âmbito na educação fazendo uma analogia entre um piano sozinho, sem ser utilizado é um objeto, mas quando alguém o está tocando ele se transforma em um âmbito.

Uma das definições de âmbito no dicionário é "campo de ação" nesta perspectiva a relação do autor é muito interessante, pois ele nos diz que de modo que o sujeito que está tocando atua sobre piano, mas que também o piano atua sobre o sujeito, e aí chegamos ao conceito de encontro, que se dá quando dois âmbitos se entrelaçam. 

O que ocorre é que o resultado desse encontro pode ser positivo ou negativo, vai depender da relação estabelecida entre um âmbito e outro, no caso do sujeito tocando um piano se este estiver desafinando o sujeito sofrerá uma influência do piano como um âmbito, e também o piano poderá emitir belos sons ou não dependendo da forma como o sujeito o toca.

Trazendo essas analogias para as relações entre professor e aluno na sala de aula, nós podemos afirmar que um professor precisa ser "âmbital", pois precisa construir uma relação harmoniosa com os alunos, pois o tempo todo ele recebe influências do ambiente educativo e o ambiente educativo dele, é uma relação unilateral, onde é imprescindível que o encontro seja positivo.

"Uma sala de aula pode ser vazia. Transformamos uma sala de aula vazia, numa sala de aula quando, mediante o encontro, criamos um âmbito, um espaço em que as liberdades entram em choque, mas se tornam ocasião para o diálogo e outras experiências criativas. Quando uma sala de aula perde seu âmbito ela perde sua criatividade, ela se torna uma ausência na humanidade" (Professor Gabriel Perissé)

Lembrei-me, a partir destas ideias, dos quadrinhos do Calvin que demonstra diversos conflitos em sala de aula com sua professora e a metodologia de ensino da escola:



Fonte:
http://www.tcexp.com.br/novo/2010/10/16/quadrinhos_calvin_haroldo_marketing_educacional/
http://elaquediz.wordpress.com/2008/03/26/o-reto-caminho/
http://www.atrativoweb.com/piano-de-cauda/
http://jumcg.blogspot.com.br/2011/07/aprender-tocar-piano.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
;