segunda-feira, 24 de outubro de 2011 0 comentários

Módulo I - Semana 3 - Vídeo-Aula 10: Interdisciplinaridade e transversalidade na educação

"Sem a curiosidade que me move, que me inquieta, que me insere na busca, não aprendo nem ensino". (Paulo Freire)
Edgar Morin - antropólogo,
sociólogo e filósofo francês
“A escola, em sua singularidade, contém em si a presença da sociedade como um todo”  (Edgar Morin)
“A ciência nunca teria sido ciência se não tivesse sido transdisciplinar”  (Edgar Morin)
O exemplo contido na vídeo-aula do trabalho interdisciplinar e transversal realizado pela em Campinas no Ribeirão Anhumas é um retrato de sucesso de que o trabalho pedagógico pautado nestas perspectivas dá certo, pois o Rio estudado está próximo à suas casas e escola, faz parte da vida cotidiana dos alunos e de suas realidades permitindo assim um estudo de campo aprofundado baseado nas observações geográficas, sociais e econômicas, registros e relatos dos próprios alunos e dos moradores possibilitando o estudo crítico para análise e criação de hipóteses de resolução dos impactos causados no meio ambiente histórico-geográfico-social utilizando os temas transversais e as disciplinas interligadas entre si em uma teia de saberes.
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Módulo I - Semana 3 - Vídeo-Aula 9: Ciência e educação

Aspectos importantes para a educação científica
  • Ciência como linguagem: O domínio da linguagem científica é importante para compreender os fenômenos que ocorrem cotidianamente no entorno dos alunos e são veiculados na mídia, pois através deste domínio as crianças podem fazer o uso social desta linguagem em sua vida. Como exemplo podemos citar alguns "meios" sociais de veiculação destas linguagens científicas:
Ciência como linguagem:
para leitura de mundo
            • Rótulos de alimentos
            • Bulas de remédio
            • Jornais e revistas
            • Internet
            • Noticiários
            • Fenômenos naturais
            • Entre outros 






  • Ciência como instrumento prático: 
Além de dominar a linguagem é necessário compreender os fenômenos científicos para também realizar a análise do impacto e criar hipóteses para explicar e solucionar a suposta problemática fazendo uso dos temas transversais e disciplinas.
A compreensão da ciência me dá instrumento prático para que eu crie hipóteses e crie uma ação. Essa ciência deve sempre ser percebida como instrumento de cada um e não só dos cientistas, pois ela está presente em nossa visão de mundo.

  • Como desenvolver essa ciência?
      • Através do desenvolvimento de projetos e trabalhos em grupo nas aulas de ciências.
      • Observações.
      • Debates e discussões.
      • Utilizar referências e observá-las a partir de dados realistas percebendo a sociedade e a dinâmica do ponto de observação e seu entorno.
Revista Ciência Hoje das Crianças
Como exemplo de apoio para o trabalho com ciência podemos citar a "Revista Ciência Hoje das Crianças" que contém uma linguagem adequada para o público infantil, discussões significativas e informações ligam a ciência a todas as áreas de conhecimento, instigando a construção do conhecimento de mundo.

Alunos realizando análise 
de Rótulos

Na imagem à esquerda exemplifico o Projeto com Rótulos desenvolvido por mim com um 2º ano do Ensino Fundamental na Prefeitura de Guarulhos. Neste projeto os alunos exploraram os rótulos, sua função social, as informações contidas neles, valores dos produtos, a escrita, panfletos de supermercado, entre outras características e funções, com culminância da montagem e vivência de um Mercadinho.

Vídeo que ilustra a construção investigativa do conhecimento científico através do desenvolvimento das linguagens, instrumental prático, visão de mundo, diálogo, participação coletiva e projetos.
 
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