domingo, 1 de julho de 2012

Módulo IV - Semana 5 - Vídeo-aula 19: O todo pela parte

estigma 

s. m.
1. Marca, cicatriz perdurável.
2. Marca infamante feita com ferrete.
3. [Figurado]  Labéu; nota de infâmia.
4. [Botânica]  Abertura superior do pistilo por onde entra o pólen.
5. Orifício lateral da traqueia dos insectos.

Fonte: Dicionário Online Priberan da Língua Portuguesa

Em pesquisa sobre a definição de estigma pude encontrar no dicionário acima a definição de "Marca, cicatriz perdurável" essa definição pode nos levar a refletir sobre as ideias expostas por Goffman, assim como a sua definição "Estigma é a situação do indivíduo que está inabilitado para aceitação social plena", desta forma o indivíduo que está submetido a esta situação carrega mesmo uma marca ou cicatriz perdurável, pois ele já se torna pré-julgado como, muitas vezes, incapaz ou limitado. É preciso ter muito cuidado em criar estigmas tanto imediatos como posteriores e muitas vezes a consequência desses estigmas criados pelo professor, escola e pelos alunos é a evasão escolar da pessoa estigmatizada ou mesmo a transferência da mesma para uma escola especial.

O livro apresentado na vídeo aula chamou muito minha atenção pelo fato de eu atuar em uma escola de educação infantil da rede municipal, acredito que é uma rica ferramenta para trabalharmos com as crianças a importância de vermos todos como iguais, sem criação de estigmas ou preconceitos, e que o que vemos muitas vezes como defeito no outro é simplesmente alguma característica que não possuímos e que podem ser aprendidas com a convivência saudável e pacífica.

Pedro e Tina

Uma Amizade Muito Especial

Sinopse - Pedro e Tina - Uma Amizade Muito Especial - Stephen Michael King

Pedro fazia tudo torto; se quisesse desenhar uma linha, ela saía torta; os cordões de seus sapatos nunca estavam bem amarrados. Já Tina fazia tudo certinho. Um dia eles se encontraram, e Pedro ficou encantado com o jeito de Tina fazer tudo certinho, mas Tina bem que gostaria que tudo que fizesse não fosse tão perfeito. Assim, falando da amizade entre Pedro e Tina, Stephen Michael King está nos falando da necessidade de sermos equilibrados: masculino e feminino, certo e errado, positivo e negativo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
;