domingo, 23 de outubro de 2011 0 comentários

Módulo I - Semana 2 - Vídeo-Aula 8: A construção psicológica dos valores



Há dois níveis no sujeito: valores centrais e valores periféricos. Os centrais são aqueles que estão mais "fortes" nas ações do indivíduo e os periféricos são os que estão em "segundo" plano para ele. Esses níveis podem alterar conforme o meio em que este indivíduo está lidando ou conforme as experiências que ocorrem ao longo de toda sua vida. Por exemplo, o indivíduo pode ser honesto ao pagar suas contas em dia, porém no trabalho ele furta objetos para seu uso próprio, é um valor que, neste caso, muda a cada meio que o sujeito está envolvido.
Portanto, os valores não são pré-determinados durante toda a vida do indivíduo, uma criança / adolescente / adulto pode mudar seus valores durante todo o processo de construção de valores em qualquer momento da sua vida.

Quais valores trabalhar?
  • A escola / família / sociedade que devem determinar quais valores serão trabalhados no processo de construção de valores na vida escolar, que consequentemente necessitam estar diretamente ligados aos valores socialmente desejáveis como os de justiça, solidariedade e cidadania.
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Módulo I - Semana 2 - Vídeo-Aula 7: Educação e ética



Ética e Valores

Vídeo "o que é ética e moral?", entrevista de Mário Sérgio Cortella no Programa do Jô:


A ética na educação escolar envolve a interação entre toda a comunidade: professores, alunos e funcionários.


Nosso caráter é o resultado da nossa conduta.
(Aristóteles)

Seguem alguns charges e tirinhas que ilustram o tema de ética nas escolas:




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Módulo I - Semana 2 - Vídeo-Aula 6: Temas transversais em educação


Diferentes Concepções de Transversalidade

Cada instituição escolar / comunidade / sociedade deve escolher quais são os temas transversais prioritários que devem ser trabalhados na sua escola:


Diferentes formas de promover a transversalidade

Concepções de Transversalidade
Nesta concepção o objetivo e intencionalidade maiores da escola são a de promover as disciplinas, os temas transversais ficam em segundo plano, sendo abordados de maneiras desconectada, ocasionalmente, como currículo oculto, por profissionais especializados (que não são os próprios professores). Desta forma o currículo continua organizado pelas disciplinas tradicionais.

Nesta concepção já há uma mudança de paradigma, pois ps conteúdos tradicionais deixam de ser a "finalidade" da educação e passam a ser concebidos como "meio" para se trabalhar os temas transversais. Consequentemente há uma reorganização do currículo, porém ainda não há uma conversa entre as temáticas transversais. É preciso formar uma "teia" de conhecimentos, para que todas as disciplinas e temas se "conversem", assim como no esquema mostrado abaixo:

Para ir além da segunda concepção precisamos criar novas metáforas para a transversalidade que exigem da escola:
  • Romper com a organização disciplinar.
  • Conectar-se com o mundo externo.

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Módulo I - Semana 2 - Vídeo-Aula 5: O conceito de transversalidade


Temas Transversais

Em todos os Projetos Pedagógicos de escolas estão presentes os seguintes objetivos principais:
  • Instrução - Conteúdos definidos por cada cultura ou sociedade, ou seja, conteúdos construídos histórico-socialmente e cientificamente pela sociedade.
  • Formação - Um dos objetivos é a formação cidadã, ética e moral.
Apesar destes objetivos estarem presentes nos documentos e discursos da escola a prática não expressa essa realidade. Então surge o questionamento: a quem a ciência continua servindo? A que parcela da população? A quem se destina a ciência e a escola de hoje? O conhecimento cientifico está nas mãos de apenas 10% da população, portanto os outros 90% da população não tem acesso à ciência.

A algum tempo a educação era organizada da seguinte forma:
ESCOLA = Função de instruir
FAMÍLIA = Papel da formação ética e moral

Porém, hoje com a mudança da organização familiar a responsabilidade do papel formador ético e moral ficou dividida entre a escola e a família, porém a escola que mantém a ideia de disciplinarização (professores especialistas) e não se considera apta a trabalhar os novos temas de formação ética e moral, pois necessita de a especialização dos professores de cada área de conhecimento.


A transdisciplinaridade rompe essa ideia de disciplinarização!

Conceito de Transversalidade na Educação
A questão da transdisciplinaridade não é apenas a mudança do método de aula, é necessário mudar o foco e o objetivo da escola no cotidiano, considerando a seleção de temas importantes para aquela determinada época e comunidade.
Nesta perspectiva, os temas transversais voltados para uma educação em valores devem:
  • Buscar dar respostas aos problemas que a sociedade reconhece como prioritários e preocupantes. Exemplo: drogas, violência, etc.
  • Buscar conectar a escola à vida cotidiana das pessoas. Exemplo: temáticas de saúde, sentimentos e afetos, etc.
  • Buscar temas abertos à incorporação de novos temas e problemas sociais. Exemplo: a questão ambiental.
 
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