Another Brick In The Wall, Pink Floyd
Os sete aspectos/dimensões diferentes que a escola precisa se atentar para promover efetivamente a educação em valores:
Ao assistir a vídeo-aula apresentada pelo professor Ulisses Araújo lembrei do trecho que ilustra a música e o filme The Wall do Pink Floyd (1982) que faz uma crítica a escola tradicional. Diante das minhas impressões e entendimento farei uma relação da vídeo-aula com as imagens e letra da música relacionas no clip.
1) Conteúdos Escolares - podemos observar no clipe da música que os conteúdos são sempre impostos pelos professores e não abrangem nada além dos conteúdos disciplinares. Observamos isto muito bem quando o professor repreende o aluno por estar lendo ou escrevendo poesias e o expõe diante dos colegas. A preocupação do sistema escolar é formar crianças alienadas que não questionem o que lhes é imposto e desrespeitam através do preconceito a individualidade do colega juntamente com o professor que ironiza seu gosto por poesias. Nesta perspectiva podemos contrapor esta visão tão tradicional com a inserção de conteúdos transversais e interdisciplinares, inserindo o conteúdo ética e valores como norteadores do currículo escolar assim, temas como direitos humanos, inclusão social e convivência democrática devem entrar nos currículos da escola de maneira transversal e interdisciplinar para que a escola cumpra uma de suas funções sociais que é a de formar cidadãos com valores e agentes transformadores de sua própria realidade.
2) Metodologia das Aulas - No filme a relação entre professor e aluno é unilateral, onde o professor, detentor do saber, transmite o conhecimento e o aluno recebe-o passivamente, sem questionar. Não há diálogo entre professor e estudantes. Para uma efetiva educação em valores é necessário que estejam empregados na metodologia de aulas três características importantes nas aulas: construção coletiva do conhecimento, diálogo e papel ativo do estudante. Nesta metodologia de trabalho a convivência e diálogo são igualitárias entre professor e estudantes e os alunos tem papel ativo na construção de seu conhecimento buscando a informação necessário no mundo real.
3) Trabalho Intencional com Valores - É necessário que a escola tenha a intencionalidade em trabalhar com valores assim como tem com as demais disciplinas formais (matemática, português, etc) contendo esses objetivos no PP e presentes nas práticas diárias da comunidade escolar. No clipe podemos observar que não há a intencionalidade de um trabalho pedagógico para formar cidadãos críticos e ativos e sim pessoas alienadas pelo sistema.
4) Relações Interpessoais - Os sentimentos de respeito, autoridade e admiração devem ser construídos entre professores e alunos em sala de aula, pois a admiração é um sentimento que promove a identificação entre a pessoa respeitada e a que respeita. Dessa maneira é possível construir, por meio do diálogo, o verdadeiro papel de autoridade do professor.
5) Auto-imagem - A auto-estima é muito importante para a construção do trabalho com valores e ela passa pela auto-imagem e consciência. A auto-imagem é a imagem que o ser humano cria de si e o representa, ela encontra-se na consciência e está relacionada com a auto-estima, ou seja, com o que o indivíduo sente sobre si mesmo. Para que uma pessoa seja ética e cidadã é necessário que ela acredite em si e tenha uma auto-imagem positiva e cabe a escola reforçar o desenvolvimento desta.
6) Auto-conhecimento - A partir do momento em que o indivíduo tome consciência dos próprios sentimentos e emoções ele poderá colocar-se no lugar do outro e entender também o que o outro sente, e consequentemente agir com respeito e ética diante aos sentimentos dos outros. Podemos observar que no clipe "The Wall" esses sentimentos de auto-imagem, auto-estima e auto-conhecimento não são desenvolvidos nesta sociedade mostrada no vídeo, os alunos aparecem diversas vezes como em uma linha de produção, com máscaras que caracterizam seus rostos desfigurados e iguais, passivos e robotizados.
7) Gestão Escolar - Os conteúdos e valores são pré-determinados e impostos pela gestão, não há espaço para diálogos nem construção coletiva dos conteúdos. É necessário que a gestão seja democrática e compartilhada por toda a comunidade escolar, possibilitando a construção de um PP participativo e pautado na realidade da escola.