segunda-feira, 19 de dezembro de 2011 0 comentários

Módulo II - Semana 3 - Vídeo-aula 11: Transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH)

Depoimento da autora do livro "Mentes Inquietas" (Ana Beatriz Silva) que declara ser também uma TDAH, bem como relata as características do Transtorno.

Definição de TDAH

  • Transtorno comportamental e neurobiológico, de causas genéticas e ambientais, que aparece na infância e pode acompanhar a pessoa por toda a vida sofrimento.
  • Ela acomete de 5 a 13% das crianças em idade escolar
  • Pode persistir na vida adulta em metade dos casos
  • É mais comum em meninos
  • Nas meninas de 10 a 25% dos casos de TDAH



Sintomas:
  • Desatenção
  • Hiperatividade
  • Impulsividade
  • Alterações nas habilidades linguísticas
  • Nos desenhos apresentam dificuldades nas noções de espaço
  • Dificuldade em reconhecer símbolos gráficos
  • Dificuldades em manter-se sentados e atentos
  • Pouca coordenação motora
Prejuízos:
  • Desempenho acadêmico: baixo rendimento escolar, não consegue acompanhar a turma
  • Relacionamento interpessoal
  • Dificuldade sociais: adultos inseguros com poucas habilidades sociais
  • Perda de autoestima
  • Tristeza e falta de motivação, predisposição a episódios depressivos graves
  • Abuso de álcool e drogas
Características da Desatenção:
  • Tem dificuldades de prestar atenção em detalhes
  • Parece não escutar quando falam com ele
  • É facilmente distraído com estímulos alheios
  • Tem dificuldade de organização
  • Comete erros por descuido
  • Não segue instruções
  • Não termina suas tarefas
  • Perde coisas importantes
Características da Hiperatividade:
  • Não consegue envolver-se em atividades silenciosas
  • Está sempre a todo vapor
  • Agita mãos e pés ou se remexe na cadeira
  • Tem dificuldade para permanecer sentado
  • Corre exageradamente
  • Fala demais
Características da Impulsividade:
  • Fornece respostas precipitadas para perguntas não terminadas
  • Tem dificuldade de aguardar a sua vez
  • Interrompe ou se intromete em conversas alheias
Tipos de TDAH:
  • Predominantemente desatento
    • Casos mais comuns nas meninas
    • Alta taxa de prejuízos acadêmicos
    • São crianças desorganizadas, esquecidas, distraídas
    • Não copiam as tarefas
    • Estão sempre "no mundo da lua"
    • Alto nível de isolamento social e retraimento
    • Ansiosas e relutantes para trabalhos em grupo
    • Dificuldades na convivência social
  • Predomenantemente hiperativo-impulsivo
    • Mais agressivos
    • Apresentam altas taxas de rejeição pelos colegas
    • Sofrem de impopularidade
    • São agitadas, inquietas e impulsivas
  • Combinado
    • Maior prejuízo no funcionamento global
    • São rejeitadas pelos colegas
    • Agem sem pensar
    • Atitudes sociais inadequadas e falham em fazer planos e perver situações
Diagnóstico e tratamento:
  • Diagnóstico Clínico: feito através de avaliação médica com os pais, a criança e a escola
  • Específico para cada caso: psicoterapia, medicamentos, envolvimento da família e escola
Na escola:
  • Não rotular
  • Envolver a família
  • Educar família, crianças e professores para lidar e compreender os sintomas
  • Trabalhar a melhora da autoestima da criança
  • Planejamentos e cronogramas específicos
  • Ajudar a criança a se organizar com calendário diário de atividades
  • Reconhecer e elogiar

Abaixo indico o filme indiano "Taare Zameen Par" "Somos Todos Diferentes", segue sua sinopse e trailer, uma história de amor e superação que todos os educadores deveriam assistir.

Sinopse (fonte Wikipédia)

Ishaan é um garoto de oito anos que não possui muitos amigos. Vive com sua família em um conjunto na Índia. Ishaan apresenta muitas dificuldades na escola, tendo sido reprovado no ano anterior. Já seu irmão é o melhor da classe,tendo sucesso nos esportes também. Após uma reunião com os professores de Ishaan, que informam aos pais que o menino não apresenta avanços na escola, eles decidem enviar o garoto a um colégio interno para que seja disciplinado e consiga êxito nos estudos. Após um período em que se torna cada vez mais triste e solitário, sofrendo severas punições dos professores, Ishaan conhece o professor Nikumbh, que além do trabalho no colégio, leciona também em um colégio para crianças com necessidades educacionais especiais. É com o trabalho realizado pelo professor Nikumbh com os outros professores e com a família de Ishaan que o garoto começa a compreender o mundo da leitura e da escrita e vê sua infância tomar um rumo diferente.
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Módulo II - Semana 3 - Vídeo-aula 10: Democracia e educação em direitos humanos

Papel da Escola na educação para a Democracia e Direitos Humanos:
  • A escola deve atender a necessidade formativa da democracia e preparar o indivíduo para pensar e dirigir-se por si, com responsabilidade e compromisso em um ambiente que promova os Direitos Humanos.
  • Educar para a democracia e para os direitos humanos: eles devem estar presentes no conteúdo 
  • Nós educamos pela democracia e pelos direitos humanos: a convivência é realizada em um ambiente democrático, com a prática dos Direitos Humanos
  • No Brasil a Educação em Direitos Humanos é um compromisso pautado em diversos documentos
A Educação em Direitos Humanos (EDH) está presente e orientada no Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos (PNDH):

"A educação é a via única de não termos que lutar pela reparação dos direitos humanos, é o caminho para prevenir que os direitos humanos sejam violados, todas as outras via que temos são sempre para reparação de algum direito humano que foi violado e a sociedade tem que correr atrás para reparar aquele direito. A democracia e os direitos humanos são um modo de vida que orienta a escola, mas que tem que orientar também a vida em sociedade para conseguirmos superar uma situação tão comum no nosso país que é a diferença entre o Brasil legal e o Brasil real" Ana Maria Klien
 A Educação em Direitos Humanos possui 5 dimensões, são elas:

  • Apresentação de conhecimentos: apresentar os DH e sua relação com os contextos de região, do Brasil e do mundo
  • Afirmação de valores: através de atitudes e práticas sociais pautadas nos DH
  • Formação de uma consciência cidadã
  • Desenvolvimento de processos metodológicos: construção coletiva e ativa através da contextualização do DH e articulação dos mesmos com os conteúdos
  • Fortalecimento de práticas individuais e sociais: incentivando ações que favoreçam a proteção e defesa dos DH
A EDH tem 3 campos: Conhecimentos (epistemológico), valores (axiológico) e ações (práxis)

Níveis de conteúdo, para a EDH entrar dentro da escola:
  • Maxiconteúdos: conhecimento dos direitos humanos (seu contexto político)
  • Intermediários: Conhecimentos específicos, como articular esses conteúdos com as disciplinas escolares
  • Miniconteúdos: mais próximo da realidade do aluno. Relaciono os conteúdos de DH com a realidade daquele aluno, daquela comunidade, daquela escola. Conseguir aproximar cada vez mais os conhecimentos da vida e da realidade de cada estudante.
 
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