sexta-feira, 29 de junho de 2012 0 comentários

Módulo IV - Semana 1 - Vídeo-aula 4: Ética e Saúde a escola

Esta aula, nos leva a pensar de maneira ainda mais profunda no termo de equidade, pois um dos questionamentos que me chamou atenção foi "Será que um aluno, por exemplo surdo, terá as mesmas necessidades educativas que um outro aluno surdo?", a colocação de que os alunos são diferentes, independente de suas terminologias de inclusão ou não, é importantíssima para refletirmos a nossa prática como educadores. Será que estamos olhando este aluno como um ser humano arraigado de diferenças e individualidades? Ou estamos o considerando apenas como um ser de terminologias? 
Essas questões foram muito bem elucidadas por meio do rápido processo histórico apresentado pela professora Lúcia referindo-se aos termos e conceitos sobre a inclusão de alunos. Abaixo apresento o breve esquema que representa parte do meu entendimento sobre a vídeo-aula:

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Módulo IV - Semana 1 - Vídeo-aula 3: Ética e valores na ação educativa

Diante dos questionamentos realizados pela Profª Katia Amorim referente aos valores e ética nas ações educativas, que são:

  1. Como eu consigo integrar pessoas que se sentem também por princípio "aleijados" da escola?
  2. Como eu vou ensinar os outros alunos e jovens a conviver com essas crianças a respeitarem essas crianças com todas as suas diferenças e diversidade?
  3. Como nós vamos atuar se muitas vezes nós próprios professores carregamos concepções que implicam na dificuldade de conviver com o diferente?

Lembrei-me da relação entre os conceitos de IGUALDADE e EQUIDADE:


igualdade 
s. f.
1. Qualidade de igual.
2. Relação entre coisas ou pessoas iguais.
3. Correspondência perfeita entre as partes de um todo.
4. Organização social em que não há privilégios de classes.
5. Equação.
6. Sinal aritmético de igualdade (=).


equidade |qüi| 
(latim aequitas, -atis

s. f.
1. Igualdade.
2. Rectidão na maneira de agir. = IMPARCIALIDADE
3. Reconhecimento dos direitos de cada um.
4. Justiça recta e natural.



Acredito que o ponto inicial para a real inclusão está em entender a relação, diferenças e importância entre esses dois conceitos, pois também é um desafio para o professor aceitar e conviver com as diferenças, e só quando eu aceitar conseguirei conviver, ensinar e integrar esse alunos de maneira equitativa na sala de aula. As atitudes e exemplos desse educador serão o início de uma inclusão de sucesso.


Fonte: 

 
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