quarta-feira, 2 de maio de 2012

Módulo III - Semana 8 - Vídeo-aula extra: Práticas Educacionais em Direitos Humanos na Escola


A vídeo-aula traz dois relatos interessantes de práticas pedagógicas em Direitos Humanos, abaixo segue a descrição e vídeo desses projetos:
  • Relato do projeto da Escola Estadual Professora Therezinha Sartori em Mauá-SP
    • Dentro da realidade do entorno dos alunos estava a falta de água na comunidade, a professora Priscila Tavares detectou isto como um problema e relacionou este problema com o ano eleitoral e os direitos humanos, trabalhando a questão no projeto, estimulando-os a refletir e relacionar a falta de água com a responsabilidade e consequência de seus votos.
    • Ela promoveu um editorial, no qual os alunos escrevessem as críticas do entorno que os incomodavam. Foi utilizada a Declaração dos Direitos Humanos para criar esse editorial.
    •  A professora de artes, dentro do projeto utilizou o quadro "Guernica" do pintor Pablo Picasso e solicitou que eles escolhessem um detalhe da obra que tivesse relação direta com algum artigo dos direitos humanos. Os alunos perceberam os sentimentos que traziam a obra e remetessem os DH.
    • A atividade começou com uma saída fotográfica pelos professores e alunos para registrar os problemas existentes no entorno: com o intuito de mudar o olhar dos alunos diante dos problemas da comunidade, resgatando a valorização do ser humano.
  • Relato da Secretaria Municipal de Embu das Artes em São Paulo que ganhou o Prêmio em Direitos Humanos da Organização dos Estados Ibero-Americanos na categoria Rede de Ensino em 2010



Prêmio Nacional de Educação em Direitos Humanos (PNEDH) - O projeto "Por uma Educação libertadora e igualitária" obteve a primeira colocação do na categoria As Secretarias de Educação na Construção da Educação em Direitos Humanos. É do município de Embu (SP) e representa o contínuo trabalho formativo e educativo necessário para uma ação em educação e Direitos Humanos nas Secretarias de Educação. Em parceria com a Universidade e o Centro de Referência da Mulher, a Secretaria de Educação de Embu das Artes elegeu a Declaração Universal dos Direitos Humanos, a Lei Maria da Penha e o Estatuto da Criança e do Adolescente como documentos fundamentais para a multiplicação de ações realizadas nas escolas de todos os níveis de ensino e no Movimento de Alfabetização da cidade. O prêmio é promovido pela Organização dos Estados Ibero-americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura, em parceria com a Fundação SM, o Ministério da Educação e a Secretaria Especial de Direitos Humanos da Presidência da República.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
;