quarta-feira, 2 de maio de 2012

Módulo III - Semana 6 - Vídeo-aula 23: Relações sociais de gênero: um direito e uma categoria de análise


Conceito de Gênero: é a organização social da diferença sexual.


Questões relacionadas na vídeo-aula que desejo destacar:
            • A mulher
            • Heteronormatividade compulsória





Desigualdade de Gêneros: A mulher



“Não se nasce mulher: torna-se.”


"É pelo trabalho que a mulher vem diminuindo a distância que a separava do homem, somente o trabalho poderá garantir-lhe uma independência concreta."

(Simone de  Beauvoir)

O Feminismo no Brasil e no Mundo


Entrevista com a Profa. Margareth Rago para o programa Diálogo sem Fronteira.

Abaixo seguem alguns dados estatísticos que expressam a desigualdade sociais de gêneros entre homens e mulheres:
http://blogs.estadao.com.br/vox-publica/tag/infograficos/
http://www.observatoriodegenero.gov.br/
prosaeconomica.com
http://www.observatoriodegenero.gov.br/
http://www.orbis.org.br/analise/10/desigualdade-de-genero-persiste-por-tras-da-igualdade-social
Heteronormatividade compulsória


http://www.infojovem.org.br/
Heteronormatividade (do grego hetero, "diferente", e norma, "esquadro" em latim) é um termo usado para descrever situações nas quais orientações sexuais diferentes da heterossexual são marginalizadas, ignoradas ou perseguidas por práticas sociais, crenças ou políticas. Isto inclui a idéia de que os seres humanos recaem em duas categorias distintas e complementares: macho e fêmea; que relações sexuais e maritais são normais somente entre pessoas de sexos diferentes; e que cada sexo têm certos papéis naturais na vida. Assim, sexo físico, identidade de gênero e papel social de gênero deveriam enquadrar qualquer pessoa dentro de normas integralmente masculinas ou femininas, e a heterossexualidade é considerada como sendo a única orientação sexual normal. As normas que este termo descreve ou critica podem ser abertas, encobertas ou implícitas. Aqueles que identificam e criticam a heteronormatividade dizem que ela distorce o discurso ao estigmatizar conceitos desviantes tanto de sexualidade quanto de gênero e tornam certos tipos de auto-expressão mais difíceis. (fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Heteronormatividade)


O Seminário "Diversidade Sexual e Educação" promovido pelo Grupo de Estudo e Pesquisa em Sexualidades (GEPSs) com apoio da Universidade Federal do Espírito Santo, Grupo de Diversidade Sexual Plur@l, Caos@ção e Centro de Educação da UFES contou com a presença de palestrantes de movimentos sociais, representantes governamentais e de universidades e uma platéia de 200 pessoas no auditório do CCE (além da participação de internautas) na última segunda-feira (dia 03 de outubro).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
;