segunda-feira, 30 de abril de 2012

Módulo III – Semana 3 - Vídeo-aula 11: Políticas culturais, multiculturalismo e currículo

"Quando os professores, aceitando seu papel de técnicos, falham em desafiar as maneiras pelas quais os currículos educacionais correspondem às demandas da indústria ou os meios pelos quais o ensino reproduz as relações de classe, raça e gênero existentes em nossa sociedade, correm o risco de transmitir a estudantes em desvantagem a noção de que seus papeis subalternos na ordem social estão justificados e são invioláveis". (MCLAREN, Peter. (1997) A Vida nas Escolas: uma introdução à pedagogia crítica nos fundamentos da educação. Porto Alegre: Artes Médicas, p.12) 


Multiculturalismo
É uma política de inclusão social e convivência democrática. Na educação devemos reconhecer um currículo que reconheça as diferenças caminhando para um contexto social mais justo.


Políticas Culturais
  • Políticas culturais segregacionistas - Dependendo do grupo que você pertence você tem mais direitos de acesso. Exemplo: em algumas instituições escolres você vê vagas reservadas para a gestão da escola, ou até mesmo as ruas "particulares" nos bairros, onde somente os moradores tem acesso.
  • Políticas culturais assimilacionistas - Alguns grupos (que reproduzem determinados significados) são melhores que os outros grupos este pensamentos se encaixam muitas práticas que acontecem nas escolas, também podem ser vistos em alguns programas de televisão.
  • Políticas culturais integracionistas - Enxergam as diferenças e procuram trazê-las preservando sua identidade.
Tipos de Multiculturalismo (Segundo Peter MacLaren):

  • Conservador - a cultura da qual o conservador é representante é a que ele considera verdadeira.  Na escola é reconhecido que na sala de aula as crianças são diferentes, mas é apresentada uma cultura hegemônica como correta que vai apagando as outras culturas que a criança traz, e isso faz como que ela veja o seu jeito de pensar como incorreto e o do outro certo.
  • Liberal - a ideia é de que existem várias culturas e o que nos iguala somos todos pertencendo a uma mesma humanidade, porém as culturas que sobreviverão são apenas aquelas que tem mais condição, as que vencem a luta cultural. Neste tipo é dado espaço para que todos apareçam, mas ao fim o que fica é a que consideram mais corretas.
  • Pluralista - os grupos são diferentes e todos tem espaço. Valoriza as diferentes identidades, mas nunca coloca essas identidadade para pensar, refletir e discutir. Cria espaços para todos, mas não basta isso tem que ter o embate, discussão e reflexão.
  • Essencialista de esquerda - consiste na análise para conhecer como os grupos vantajosos oprimem os que estão em desvantagem. Porém não considera que ninguém é absolutamente puro, estamos em momentos de desvantagem e vantagens o tempo todos, ninguém o tempo inteiro oprimido e opressor, não é uma condição essencial. Ele tende a posicionar as pessoas como se elas não se alterassem.
  • Crítico - valoriza e reconhece as diferenças. Reflete sobre as diferenças que possam compreender quais as forças que atuaram.  de que maneira? desenvolvendo pedagogias que façam com que as crianças e os jovens entendam quais foram as forças que atuaram para determinados grupos estarem em posições desvantajosas ou desqualificadas.
Currículo
Quais critérios são empregados para selecionar temas, conteúdos, exemplos ou atividades?
toda experiência proposta pela escola ou a partir da escola
  • Currículo como texto -  O professor apresenta aos alunos as experiências que os colocam  em contato com as experiências do mundo.
  • Decisão curricular - importante enxergar sempre a decisão curricular como um ato político.  Toda a ação de elaborar uma atividade tem que ser uma ação bastante pensada pq vc está posicionando de uma certa maneira ou outra.
  • Currículos conservadores - vão posicionando as pessoas das coisas do mundo de forma a manter as coisas do jeito que elas estão.
  • Currículos assimilacionistasconvencer os alunos a uma única e possível maneira de ser.
  • Currículos interculturais ou críticos que reconhecem a diversidade, valorizem os conhecimentos das culturais que frequentam as escolas.
Primeira parte de entrevista dada por Peter MacLaren. "Peadagogua Crítica Y Revolución Bolivariana - Entrevista realizada por Luis Bonilla-Molina

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
;