Relação dos pensamentos de Aristóteles e Protágoras na antiga Grécia (2.500 anos atrás) sobre o ensino das Virtudes com a Formação Ética atuais
Aristóteles |
Aristóteles
Para ele a educação deve se vincular na formação ética dos cidadãos.
Antes de Aristóteles os atributos éticos eram atribuídos apenas pelos guerreiros, esses atributos eram herdados ou concedidos pelos Deuses.
A ideia de que é possível educar para a virtude começou a ser um assunto comum na Grécia Antiga a partir da democratização da sociedade.
Podemos relacionar essa ideia com o Brasil atual, pois com a democratização do acesso à escola o ensino da ética, diante das diversidades, se tornou necessário.
Questionamentos de Aristóteles:
Se a formação ética é possível quem está habilitado a lhe ensinar?
Quem é o mestre na qualidade de homens e cidadãos?
Protágoras |
Protágoras
Podemos fazer uma releitura da resposta de Protágoras a Aristóteles para os dias de hoje da seguinte forma:
Todo mundo é professor de virtudes, a ética não é uma disciplina especializada. Não há sentido considerar que um professor especializado em ética e filosofia política seja mais ou menos ético do que um analfabeto, por exemplo. A ética e os valores que guiam as nossas condutas são práticas sociais que nós herdamos de too nosso entorno social.
Impacto desses pensamentos nos dias de hoje:
- Reconhecer que a formação ética dos nossos alunos conta necessariamente com a formação de professores e da instituição escolar mas não se esgota nela mesma.
- Ocupar-se da formação ética dos alunos é uma tarefa comum de todos aqueles que trabalham na escola.
- Conceito de ética: jeito de lidar com a vida pelo qual todos somos responsáveis.
- O ensino da questão ética e das virtudes não se desvincula dos conteúdos escolares, mas também não é uma disciplina.
- Ensinamos mais por nossas ações do que ao falar o que é certo ou errado. Por exemplo: não basta eu lhe dizer que ser solidário é uma virtude, eu devo ser solidário nas minhas práticas diárias ensinando-os a serem solidários através das minhas ações.
Nenhum comentário:
Postar um comentário