sábado, 30 de junho de 2012

Módulo IV - Semana 2 - Vídeo-aula 5: O papel do professor na mediação cultural

O papel do professor na formação cultural do aluno é de extrema importância para aproximar os alunos dos inúmeros agentes culturais presentes em nosso país (escultores, artistas, compositores, cantores, entre outros). Recentemente participei de um encontro para educadores de EMEIs da Prefeitura de SP que tinha como objetivo conhecer e refletir sobre o novo documento de orientações pedagógicas que denomina-se "Percursos de aprendizagens: um olhar para o desenho"  no qual somos convidados a pensar nas diferentes possibilidades de compreender o desenho na educação infantil, de entender a concepção de desenho como resultado de um percurso criativo e refletir sobre as possibilidades do desenho para além do lápis e papel. Durante o encontro a educadora-formadora no levou a refletir sobre a importância de oferecermos às crianças a oportunidade de ter contato com as produções artísticas clássicas e principalmente com as produções contemporâneas. Para tanto, precisamos ampliar nosso olhar sobre o papel da arte na vida cotidiana das pessoas e trazer esse olhar para dentro da escola. Apresentando e aguçando a curiosidade das crianças e, ainda mais, estimulando a participação social, crítica e consciente das crianças para que possam refletir e fazer arte. 
Além de trazer a apreciação, é de extrema importância oportunizar o contato e reflexão artística diante do momento sócio histórico de cada obra, e este processo possibilita também a articulação das linguagens artísticas com as demais linguagens e áreas de conhecimento proporcionando um trabalho através de projetos transversais e interdisciplinares. Para tanto cito as "Orientações curriculares: expectativas de aprendizagens e orientações didáticas para a Educação Infantil da prefeitura de São Paulo" (para o trabalho de Educação Infantil) e os "Parâmetros Curriculares Nacionais de Artes" (para o Ensino Fundamental e Médio) como documentos de estudo e consulta para auxiliar no planejamento e prática do seu trabalho pedagógico.
 

Alguns exemplos de registro por meio de vídeos e publicações virtuais de educadores que utilizaram o Youtube para divulgar e registrar o trabalho dos alunos:



Fontes:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
;