domingo, 23 de outubro de 2011

Módulo I - Semana 2 - Vídeo-Aula 8: A construção psicológica dos valores



Há dois níveis no sujeito: valores centrais e valores periféricos. Os centrais são aqueles que estão mais "fortes" nas ações do indivíduo e os periféricos são os que estão em "segundo" plano para ele. Esses níveis podem alterar conforme o meio em que este indivíduo está lidando ou conforme as experiências que ocorrem ao longo de toda sua vida. Por exemplo, o indivíduo pode ser honesto ao pagar suas contas em dia, porém no trabalho ele furta objetos para seu uso próprio, é um valor que, neste caso, muda a cada meio que o sujeito está envolvido.
Portanto, os valores não são pré-determinados durante toda a vida do indivíduo, uma criança / adolescente / adulto pode mudar seus valores durante todo o processo de construção de valores em qualquer momento da sua vida.

Quais valores trabalhar?
  • A escola / família / sociedade que devem determinar quais valores serão trabalhados no processo de construção de valores na vida escolar, que consequentemente necessitam estar diretamente ligados aos valores socialmente desejáveis como os de justiça, solidariedade e cidadania.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
;