Ela tem por objetivo formar um sujeito coletivo, ou seja, estudantes que se comprometam com a comunidade em uma perspectiva crítica de transformação e mudança social.
Paulo Freire:
"Aprender na comunidade, com ela e para ela significa usar a história da sua própria região"
- Defende uma educação de conteúdos que tenham relação com o que os estudantes vivenciam
- A comunidade se torna objeto da aprendizagem
- Os problemas da comunidade são mais do que objetivo os problemas da comunidade tornam-se conteúdo
- Formação com uma perspectiva para a cidadania: eu aprendo a ser cidadão
- É necessário para isso uma articulação entre o quem no entorno e os conteúdos disciplinares
- Uma nova perspectiva de educação que relaciona o que é aprendido formalmente na escola com os problemas da região
- A educação comunitária faz parte de diferentes contextos educativos: família, meio social e escola.
Diante da proposta de Educação Democrática e Direitos Humanos farei um relato da minha experiência e prática pedagógica na escola e comunidade em que atuo como professora, na Prefeitura Municipal de São Paulo, dialogando e relacionando os conceitos abordados neste vídeo com o trabalho desenvolvido por mim neste ano de 2011 com o Tema Transversal Trânsito.
O trabalho foi desenvolvido durante todo o ano de 2011 o tema transversal Trânsito com alunos de EMEI. Diversas atividades vivenciais e reflexivas foram desenvolvidas a cerca das problemáticas da comunidade. A comunidade tem muitos problemas relacionados ao tema e através de observações e fotografias realizamos essa análise e reflexão priorizando sempre o impacto do pedestre e ambiental envolvidos. Essas atividades colaboraram com a perspectiva citada na vídeo-aula dos contextos educativos envolvendo a família o meio social e a escola e também trouxe a temática para dentro do currículo da escola trazendo as demandas e interesses da comunidade em uma posição crítica frente aquilo que acontece onde o aluno mora. Abaixo inseri algumas fotos para ilustrar e exemplificar o trabalho que foi desenvolvido com as crianças:
Alunos visualizando as fotos do bairro que ilustram os problemas do trânsito da região |
Atividade de releitura do trânsito da nossa cidade |
Ao final do ano letivo realizamos duas atividades muito relevantes que gostaria de compartilhar:
- Visita do Homem-Faixa (campanha da prefeitura de conscientização do pedestre na cidade http://www.preferenciaavida.com.br/tag/homem-faixa/ ) essa atividade trouxe a parceria da campanha do governo para dentro da escola com peça de teatro interativa e a interação dos alunos com o personagem da Faixa de Pedestres envolvendo não apenas os alunos da minha sala, mas todos os alunos da escola. Relacionando a atividade com a vídeo-aula podemos destacar o conceito de Cidades Educadoras, a cidade como um contexto educativo e a abertura das portas da escola para elementos que possuem potencial educativo, bem como com as 3 dimensões aprender na cidade, aprender da cidade e aprender a cidade e o potencial de transformador que eles envolvem. O resultado desta atividade, além da aprendizagem dos alunos, foi a pintura de uma faixa de pedestres na frente da escola realizada pela CET.
Teatro sobre o Trânsito com equipe do departamento de educação da CET |
Interação lúdica com o Homem-Faixa |
Articulação entre as disciplinas currículares e o tema tranversal |
Articulação entre as disciplinas currículares e o tema tranversal |
- Atividade reflexiva e saída fotográfica no entorno com pais e alunos - promovemos uma atividade com a participação dos pais e alunos no qual refletimos sobre as problemáticas da comunidade e depois saímos no entorno da escola fotografando todas essas problemáticas, a culminância deste encontro foi a elaboração de um documento abaixo-assinado no qual os pais levaram embora para colher assinaturas na comunidade e enviar posteriormente este documento às autoridades. Podemos relacionar essa atividade com toda a vídeo-aula, e principalmente com as cidades educadoras, mapeamento do entorno (trilhas educativas caracterizando o estudo do entorno com olhar crítico orientado pelo tema), o desenvolvimento das disciplinas curriculares através do tema, e os diretos humanos em seu âmbito escolar e social. Seguem algumas fotos tiradas pelos alunos e pais na atividade, bem como a relação das problemáticas e propostas de soluções relatadas pelos mesmos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário