Fórum Escolar de Ética e Cidadania
Programa do MEC: Ética e Cidadania - Construindo Valores na Escola e na Sociedade
Características Principais:
- O programa propõe a criação de um fórum que promova uma articulação entre a escola e a comunidade.
- O fórum tem como papel essencial articular os diversos segmentos da comunidade, escolar ou não-escolar, que se disponham a atuar no desenvolvimento de ações mobilizadoras em torno das temáticas de ética, democracia e cidadania.
- São ao todo quatro eixos de atuação: ética, convivência democrática, direitos humanos e inclusão social.
- Assim como se pressupõe a estrutura de um fórum, sua composição deve ser a mais aberta possível, portanto é necessário que toda a comunidade de dentro e do entorno da escola participem, assim como: professores, estudantes, funcionários, diretores, famílias, membros da comunidade, comerciantes, membros de conselhos, do posto de saúde, líderes de comunidade, etc.
- A reunião é uma plenária sobre o tema que está em discussão e ela vai depender da problemática da comunidade.
- É ideal que haja um fórum periódico: bimestral, trimestral, semestral.
Possíveis atribuições do fórum
- Definir a política geral de funcionamento, organização e mobilização dos diversos segmentos da comunidade escolar.
- Definição dos temas dos projetos interdisciplinares e transversais.
- Preparação dos recursos materiais para o desenvolvimento dos projetos.
- Metas e políticas de ações para resolver os problemas.
- Formulação de cronograma local de desenvolvimento das ações.
- Avaliação permanente das ações em desenvolvimento
- Espaço de democracia, procura fazer as pessoas dialogarem dentro desses espaços.
Formas de atuação
- Promover a união entre a direção da escola e os membros da comunidade para garantir os espaços e tempos necessários ao desenvolvimento do projeto.
- Buscar e garantir, junto à comunidade, recursos que permitam a aquisição de materiais necessários ao andamento do projeto e à escola.
- Convidar, interagir com especialista em educação/pesquisadores que possam contribuir com o projeto. (forma de melhorar a atuação e envolver pessoas).
- Articular parcerias com órgãos e instituições governamentais e não-governamentais envolvendo-os no processo para que o trabalho seja conjunto.
- Professores que coordenando as discussões.
- A dinâmica pode de desenvolvimento das reuniões pode ser a seguinte: primeiro um grande grupo se reuni para expor a problemática, depois esse mesmo grupo se divide em grupos menores para discutir o problema e por fim formam um grande grupo novamente para decidir as ações e questionamentos.
DEPOIMENTO: A comunidade onde atuo, na cidade de São Paulo, tem muitas problemáticas com respeito a conservação de bens e invasão da comunidade jovem às escolas municipais vizinhas. Atuo em uma EMEI e ela é vizinha à EMEF . Os alunos da EMEF não respeitam o espaço da Educação Infantil e invadem os espaços utilizados pelas crianças assim como o parque, a quadra a horta e até os brinquedos internos da escola como a piscina de bolinhas. Além da invasão ocorre muita depredação dos bens pertencentes a estes espaços citados. Por exemplo, os brinquedos do parque sempre são quebrados, a quadra muitas vezes está com objetos perigosos como garrafas quebradas e a horta é destruída. Este ano realizamos um projeto de plantação e cultivo de legumes e verduras, porém quando estavam crescendo os alfaces, tomates, pepinos entre outros muitos foram arrancados pelos membros da comunidade durante invasões que ocorrem durante o período de aula na semana ou mesmo aos finais de semana. Este é um problema reincidente a muitos anos na escola, no qual nenhuma gestão (tanto da EMEI quanto da EMEF) conseguiram solucionar. Ao conhecer o programa do Fórum de Ética e Cidadania considerei que na nossa comunidade ele poderia ajudar a resolver essa e outras problemáticas que são tão presentes no nosso dia-a-dia, pois nossos alunos da Educação Infantil são os futuros alunos que estarão na EMEF. Se pudessemos realizar um projeto em conjunto com a EMEF e toda a comunidade envolvendo os pais, professores, gestores e funcionários da duas escolas, alunos das duas escolas, comerciantes, líderes do bairro, Guarda Civil Metropolitana e PM, entre outros podemos sair em campo e coletivamente trabalhar a problemática da invasão construindo um espaço de convivência mais agradável e saudável para todos. (Professora Fernanda Lourenzato)
Nenhum comentário:
Postar um comentário