O crescimento infantil possui 3 fases, que são o resultado da maturação óssea e variam de criança a criança, dependendo das "experiências" de desenvolvimento de cada uma. São elas:
Primeira Infância: entre 1 e 3 anos O crescimento da primeira infância é o maior pós-natal e a nutrição adequada é o fator que mais contribui com este crescimento.

Segunda Infância: entre 4 e 8 anosEste é um momento de crescimento mais estável e os fatores hormonais são o mais importante.
- É um período de grandes transformações (físicas, emocionais, sociais).
- O crescimento é acelerado e com características diferentes entre os dois sexos.
- Estado Puberal das MENINAS - Esta fase inicia-se entre 8 e 13 anos e o primeiro sinal é a TEBARCA que consiste no aparecimento de botão mamário. Em sequência observamos a PUBARCA que é o aparecimento dos pelos pubianos e por fim a menstruação que é a MENARCA.
- Estado Puberal dos MENINOS - Inicia-se entre os 9 e 14 anos e o primeiro sinal é o crescimento dos testículos, seguindo então da PUBERCA que consiste no crescimento peniano e dos pelos pubianos.
Desaceleração do Crescimento
A desaceleração do crescimento é um fenômeno que ocorre desde o primeiro ano de vida e vai até o início da puberdade, pois refere-se ao crescimento desacelerado progressivo de menos centímetros por ano até os 3 anos de idade que se torna mais estável entre os 5 e 10 anos e consequentemente a puberdade.
Como acompanhar o crescimento?
- Gráficos de crescimento
- Avaliação da estatura e peso durante toda a fase
- Avaliação do IMC (Índice de Massa Corporal)
- Observação da idade inicial de caracteres sexuais secundários
Fatores que influenciam o crescimento de uma criança:
- Atividades física
- Fator genético
- Sono
- Doenças crônicas
- Nutrição
- Questões sociais
Nenhum comentário:
Postar um comentário